Atividades de Pesquisa

– Eficácia da vacina multivalente anti-HPV (6, 11,16, 18) em mulheres de 16 a 26 anos deidade. Edison Natal Fedrizzi Aprovação/Depto Participantes.

Histórico

O Centro de Pesquisas Clínicas “Projeto HPV” iniciou suas atividades em fevereiro de 2002 com pesquisas relacionadas à infecção pelo Papilomavírus humano (HPV). Localizado no andar térreo do Hospital Universitário da UFSC, o Centro de Pesquisa vem aprimorando seus estudos com diferentes pesquisas relacionadas às doenças de transmissão sexual, com ênfase na prevenção.

                O primeiro estudo foi realizado com mulheres jovens, sexualmente ativas, para avaliar a eficácia de uma vacina preventiva contra a infecção pelo HPV. O trabalho realizado pela equipe de pesquisa teve destaque entre os diversos Centros do país, tornando-o um centro de referência para novos estudos. Os resultados desta primeira investigação demonstrou uma eficácia na prevenção das lesões pré-cancerosas do trato genital inferior e verrugas genitais em 99-100% (N Engl J Méd……..), o que a colocou disponível no comercio em 2007.

                Em 2005 iniciamos uma nova pesquisa, agora  envolvendo homens jovens para avaliar a eficácia desta vacina na prevenção das doenças ano-genitais masculinas associadas ao HPV. Neste período, juntou-se à equipe de pesquisa Dr. Reginaldo Pereira Oliveira (médico urologista) e o enfermeiro Nicolau Marques Júnior. Os primeiros resultados deste estudo deverão estar disponíveis no segundo semestre de 2008

  A equipe inicial era composta por:

Edison Natal Fedrizzi, investigador Principal.

Miriam K.T.C. Melo, coordenadora.

Silvana Maria Pereira, enfermeira.

Luís Fernando Sommacal, médico ginecologista.

Clarisse Fontana, médica ginecologista.

Josué Souza, médico patologista.

Kelli Regina Silva, secretária.

   

 

– Aconpanhamento por 10 anos homens jovens vacinados com a vacina quadrivalente anti-HPV Edison Natal Fedrizzi.  Aprovado.

– Eficácia do SIU-LING para o tratamento de dor em mulheres com endometriose Ricardo Nascimento. Aprovado.

– Perspectiva de vida das adolescentes puerperas atendidas no HU/UFSC Roxana Knobel. Aprovado.

– Estudo prospectivo do uso de estradiol 1 mg mais drosperinona 2mg, por via oral, em mulheres hipertensas limítrofes e estágio 1, no período do climatério. Evaldo dos Santos. Revisão.

– Vacinação do grupo Placebo dos homens jovens com a vacina quadrivalente ant-HPV Edison Natal Fedrizzi. Revisão.