Histórico

Em 1957,  Dr. Jorge Lacerda manifesta apoio decisivo para a criação da Faculdade de Medicina e Dr. Roldão Consoni torna-se o primeiro diretor da Faculdade de Medicina. Em 1960, as escolas superiores existentes em Florianópolis, incluindo a recém-criada escola de Medicina, agregam-se organizando uma estrutura universitária. O Prof. João David Ferreira Lima, da Faculdade de Direito, é consolidador da Universidade de Santa Catarina e foi reitor entre 1961 e 1972. Em 1968, a organização da Universidade por Faculdades foi desfeita pela Reforma Universitária e os professores passaram a ser organizados em Departamentos, de acordo com suas especialidades, e a Medicina passou a ser um Curso de Graduação. Também foi nesse período que a palavra “Federal” foi adicionada ao nome da Universidade, definindo a denominação Universidade Federal de Santa Catarina, como a temos hoje.

Durante vinte anos as aulas e demais atividades práticas do Curso de Medicina ocorreram principalmente no Hospital de Caridade. O Prof. Dr.  Polydoro Ernani de São Thiago foi o grande idealizador do Hospital Universitário no Campus Trindade. O Hospital foi inaugurado em 1980. Mas a parceria com outros hospitais da capital, do Governo do Estado, sempre foi mantida.

O curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina teve as disciplinas de Ginecologia e Obstetrícia coordenadas pelo Departamento Materno Infantil e as aulas teóricas e práticas eram ministradas na Maternidade Carmela Dutra.

Desde 1980, o Departamento de Tocoginecologia lutava pela criação da Maternidade no Hospital Universitário (HU/UFSC), inúmeras reuniões foram realizadas por esta razão. Após ser construído, tínhamos então um representante do departamento dentro do Hospital Universitário, mesmo sem a criação da maternidade.

Em 05 de março de 1982, já no Campus Trindade, a Portaria nº 0091/GR/82 determina o desdobramento do Departamento Materno Infantil em Departamento de Pediatria e Departamento de Tocoginecologia do Centro de Ciências da Saúde.

No Departamento de Tocoginecologia (DTO) as seguintes disciplinas foram lotadas: DTO 1130 Ginecologia I, DTO 1131 Ginecologia II, DTO 1118 Tocoginecologia II – Obstetrícia Normal e Patologia, DTO 1404 Internato Hospitalar Obrigatório em Tocoginecologia.

A Maternidade do HU/UFSC foi inaugurada em 24 de outubro de 1995. Conta com emergência ginecológica e obstétrica, 02 leitos de PPP, 03 leitos de pré-parto, 01 leito de observação. Enfermaria ginecológica com 06 leitos e enfermaria obstétrica com 18 leitos e 06 leitos de gestação de alto risco. Serviço de medicina fetal e ambulatórios em mastologia, pré-natal alto risco, uroginecologia, infertilidade, climatério, ISTs, doença vulvar, patologia cervical, endocrinologia ginecológica e violência sexual.

Atualmente o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia é composto por 15 professores efetivos, 3 professores substitutos e 1 funcionário técnico-administrativo. É responsável por módulos da saúde da mulher (3ª a 8ª fase do curso de Graduação em Medicina, CCS/UFSC), internato médico I em saúde da mulher (HU/UFSC) e internato medico II saúde da mulher (Maternidade Carmela Dutra – SES), pelo programa de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia do HU/UFSC. Apresenta atividades de pesquisa e extensão.

Florianópolis, 14 de junho de 2019.